Radicais contra a teoria da evolução
A Extrema-Direita polaca elegeu um novo inimigo para apoiar as suas teses políticas a crítica à teoria evolucionista proposta pelo inglês Charles Darwin no seu livro "A origem das espécies", de 1859, e que, em termos simplistas, tenta demonstrar que o homem e o macaco terão ascendência comum.
"A teoria da evolução é uma mentira, um erro aceite como verdade", afirmou o vice-ministro da Educação polaco, Miroslaw Orzechowski, num encontro em que defendeu a teoria criacionista (o ser humano é criado por um Deus, um ser superior) e ameaçou retirar a teoria evolucionista dos programas escolares por considerar "não estar provada cientificamente".
Também o pai do ministro da Educação, Maciej Giertych, lançou ataques violentos à teoria evolucionista dizendo que, por não estar provada, deverá ser eliminada das escolas.
Desde que chegou ao poder, Miroslaw Orzechowski e os dirigentes do seu partido de Extrema-Direita, Liga das Famílias Polacas (LFP), defendem a teoria criacionista e condenam a evolucionista, tomando posições consideradas "intoleráveis" para a Oposição. Uma das suas propostas foi retirar o famoso escritor Witold Gombrowicz do programa dos liceus, considerando que não foi patriota o suficiente.
Para contestar o LFP, os intelectuais polacos foram buscar declarações do Papa João Paulo II, em 1996, que disse que "não há conflito entre a teoria evolucionista da criação do Homem e a teoria criacionista".
In http://jn.sapo.pt/2006/10/24/mundo/radicais_contrateoria_evolucao.html
Um dia numa conversa com um amigo muito religioso, perdoem-me mas não sei a que religião pertence, este tema foi debatido e as ideias dele eram basicamente estas…
Assustei-me, agora é um líder politico que pode influenciar muitos…
P.S não deixem o Vasco ler esta noticia...
Sem comentários:
Enviar um comentário