A Viagem...

sexta-feira, outubro 13, 2006

Proxima Estacion...Fonte Santa



Manu Chao nasceu em Paris em 61, é filho de um galego e de uma basca que emigraram para França, Oscar Tramor, seu nome verdadeiro, sempre foi um desenraizado. Em finais da década de oitenta, fundou com um primo os Manu Negra, colectivo que misturava o punk com as raízes latinas dos seus membros.
O grupo obteve um sucesso razoável em França e no resto da Europa, Norte de África e América do Sul. O espírito anárquico dos Mano Negra é bem ilustrado pelas digressões pela América Latina, em que viajando de barco com actores e artistas de circo, tocava em cidades portuárias, ajudando vários grupos de guerrilha das regiões mais conturbadas, o que lhes valeu alguns problemas com os governos locais.

Em 1995, a banda mudou-se de armas e bagagens para Barcelona, onde Manu Chao fundou o Radio Bemba Sound System, grupo que juntava membros dos Mano Negra com músicos catalães. As tensões resultantes, de novos projectos, das viagens constantes e das opções politicas dos Manu Negra, levaram ao desmembramento da banda e à opção de se iniciar a solo.

Manu Chao zarpou então para a América do Sul e América Central, onde viajou durante alguns anos com duas armas: uma guitarra de seis cordas e um gravador de quatro pistas. O resultado foi musica intervencionista que sob o signo da latinidade e com um compromisso militante para com as expressões musicais populares de raízes bem fortes e intensas.
Próxima Estacion Esperanza foi o álbum dele que mais me marcou pelas letras intervencionistas, mas mais pelas melodias exóticas que fazem lembrar frutas tropicais de sabor intenso que não conseguimos definir se doces ou amargas. A musica que ele apresenta nos álbuns que conheço, tem uma estrutura de simplicidade desarmante mas à qual é difícil resistir.

A musica do Manu foi adoptada por todos os membros da Fonte Santa’s Team como banda sonora dos nossos encontros…amanhã vou ouvir Manu Chão e vou sorrir de nostalgia…

É uma surpresa pra alguns mas é do nome do álbum do Manu que vem o nome deste Blog...

Sem comentários: