150 ANOS DE CAMINHO DE FERRO EM PORTUGAL
Há 150 anos, os comboios começaram a circular pela primeira vez na linha Lisboa Carregado, a imprensa da altura dizia: "Os caminhos-de-ferro em Portugal vieram para alterar substancialmente a fisionomia urbanística do nosso País", antevendo o impacto da via ferrea no nosso País.
A altura era de expectativas, receios, custos da implantação da via férrea, e claro quais as necessidades de para um País tão pequeno se gastar tanto dinheiro no Caminho de Ferro.
Um século e meio volvido sobre essa data, a realidade que vivemos é similar, os sentimentos parecem iguais, os custos do TGV, a relação custo utilidade, o impacto da sua implantação, as cidades contempladas com a passagem da alta velocidade…sem duvida não há consenso em relação à vinda do TGV para o nosso País.
Quando viajamos, meio adormecidos, com o pensamento a vaguear lá fora relaxados, não nos apercebemos dos meios necessários para manter e constantemente melhorar as condições da estrutura ferroviária. São principalmente os meios humanos que suportam muito do impacto deste esforço, quase Titânico para que tudo corra sobre carris, são pessoas que, se encontram para que no final de cada troço de via, de cada sinal que muda de cor, de cada estação que nos alberga, de cada barreira que baixa e cada campainha que toca nalguma passagem de nível, faça chuva, frio, calor, estão estes homens, seja a que horas for, muitas vezes com parcos recursos, a tentar resolver os problemas que acontecem, antecipando a passagem do comboio, para orgulhosos após a buzina do Maquinista levantar a mão cumprimentando ... 0 nosso colega FERROVIÁRIO.
Somos todos um pouco Ferroviários...pelo menos é o que eu quero pensar.