A Viagem...

terça-feira, julho 17, 2007

Equador


Este foi sem dúvida o Livro que mais me marcou…O Equador é o meu livro de eleição, não terá sido o que li com mais avidez, nem aquele com o qual me senti mais realizado, mas foi o que mais me marcou pela surpresa da sua qualidade.

Eu não sou apreciador da personalidade do autor, Miguel Sousa Tavares na minha cabeça soa a pedante, não gostos das ideias, da maneira como ele a expressa e da exposição e atenção que lhe dão. Mas o Equador foi brilhantemente escrito, é um romance com um enredo imaginativo e com uma intriga que flúi, entrelaçando o problema socio-político do estatuto dos negros em São Tomé com a estória amorosa e social da personagem principal.

Nunca um livro, foi lido com o prazer, que me fazia esquecer o sítio onde estava, encanta o desenrolar da história e contagia pela descrição de São Tomé. Um dos grandes trunfos é a forma simples como está escrito – excelentemente bem escrito. Fica-se com muita vontade de conhecer São Tomé.

Digam Vocês qual é o vosso Livro, aquele que marcou, que não desaparece com o “The End”…

P.S. Estas férias vou dar uma de snob e vou ler “Harry Potter and the Deathly Hallows” o ultimo da série...

Sem comentários: